25/08/2017 Corretor de Imóveis - Uma profissão com 55 anos

CORRETOR DE IMÓVEIS, UMA PROFISSÃO COM 55 ANOS.

Há 55 anos a profissão Corretor de Imóveis era regulamentada, depois de anos de luta dos Sindicatos Estaduais de Corretores de Imóveis existentes na época a Lei nº 4.116/62 foi instituída e criado o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI) e os Conselhos Regionais (CRECI´s).

Na prática a figura do corretor de imóveis existe desde o início dos tempos, se considerar a premissa que o homem sempre precisou de um local para morar. Até a Bíblia Sagrada faz referências às transações de propriedades de imóveis, como em Jeremias 32 – 9 e 10: (...) Assim, comprei do meu primo Hanameel a propriedade que ele possuía em Anatote. Pesei a prata e lhe paguei dezessete peças de prata. Assinei e selei a escritura, e pesei a prata na balança, diante de testemunhas por mim chamadas".

No início do século XX a profissão recebeu a nomenclatura: Corretor de Imóveis. Os primeiros corretores foram fundamentais para a urbanização e crescimento do país e com o passar do tempo, o mercado imobiliário se tornou uma excelente fonte de investimento, atraindo pessoas de diversas áreas do conhecimento. Hoje, mais de 80% dos alunos que cursam o Técnico em Transações Imobiliárias, no Centro de Formação Paulo César Dias de Souza (colégio do Sindimóveis/MG), possuem ensino superior.

Em qualquer transação imobiliária, somente o corretor de imóveis pode garantir a segurança e tranquilidade para as partes. Além de responder civil e criminalmente por qualquer dano ou prejuízo causado, ele possui o conhecimento necessário para efetuar o processo. São inúmeros detalhes envolvidos, desde o valor real da propriedade a documentos do imóvel e das partes (vendedor e comprador ou locador e locatário).

Por: Maíra Mendes I Jornalista do Sindimóveis/MG