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04/05/2017 Etiqueta digital para corretores de imóveis – Como se comportar na web?

A internet é um ambiente livre e aberto: todos tem acesso a muitas informações, tanto de pessoas, quanto de instituições.  Porém, como tudo na vida, o universo digital também exige cautela. Não é raro vermos postagens exageradas e ofensivas, que acabam chamando atenção e gerando até mesmo casos de demissões e processos judiciais.

A tecnologia e a internet trouxeram incontáveis benefícios para todos nós, e podemos usufruir ao máximo das funcionalidades digitais, mas nunca se comportar na internet de forma que você não comportaria fora dela.

Neste post, reunimos algumas dicas essenciais de etiqueta digital para corretores de imóveis, para te ajudar a não cometer nenhum vacilo.  

 

 

O que é etiqueta digital?

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Etiqueta digital é um termo para designar as regras de etiqueta como já conhecíamos, porém, no ambiente digital. Estas normas de conduta visam priorizar o bom senso e estabelecer relações saudáveis na rede. Assim como no offline, educação e respeito ao próximo são fundamentais no universo digital, por isso você deve se atentar a etiqueta digital.

No cenário em que vivemos atualmente, de máxima interação e inclusão digital, cada pessoa é responsável pela sua própria imagem e das instituições que representa, como seu local de trabalho.

Email

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Pessoas em geral possuem até duas contas de e-mail, em média, e com elas se cadastram nos demais serviços, como as próprias redes sociais. O email também é a forma de contato predileta dos clientes de imobiliárias, segundo uma pesquisa do portal VivaReal.

O corretor de imóveis precisa lidar com essa ferramenta diariamente, sendo ela também um poderoso canal de negociação e vendas. Logo, colocar em prática dicas de etiqueta digital na hora de escrever um e-mail, dirá muito sobre o profissional que você é.

Neste caso, algumas dicas são:

  • Não escreva em caixa alta (maiúscula), pois isso transmite a impressão de que você está gritando e sendo grosseiro;
  • Não envie emails sem título, pois pode ser confundido com spam e seu cliente nem chega a abri-lo;
  • Tenha atenção ao tratamento no início do e-mail como “Senhor”, Senhora, ou como o cliente prefere ser chamado;
  • Sempre inicie a mensagem com um cumprimento como “Bom dia” ou “Boa tarde”;
  • Evite gírias e abreviações, a não ser que o cliente tenha lhe dado liberdade para isso;
  • Não cometa erros de ortografia ou digitação;
  • Tenha uma assinatura profissional, com seus principais contatos;
  • Não envie anexos pesados, e caso seja necessário enviar algum, nomeie o arquivo da maneira correta e informe no corpo do email o que está enviando.

Redes sociais

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Não dá para ignorar a força das redes sociais e como elas fazem parte no nosso dia a dia. Apesar de terem surgido com o intuito de ligar as pessoas e reunir amigos, agora elas trabalham também como um verdadeiro canal de comunicação capaz de ligar as empresas com os seus clientes. Logo, se você utiliza as redes sociais para interagir de alguma forma com seus clientes, precisa se atentar a algumas dicas, como:

  • As redes sociais são ferramentas velozes e de longo alcance. Pense bem antes de postar uma mensagem. Tudo o que se divulga ganha grande visibilidade e repercussão ampliada.
  • Quando seu cliente te adiciona como amigo no Facebook, ele também espera ver seu lado “pessoal”. Portanto, uma boa dica é ter apenas um perfil e criar grupos para seus amigos. Você pode colocar todos os clientes e demais amigos do ramo profissional em grupo específico e não mostrar para esse grupo algumas publicações; específicas, de cunho mais pessoal, como o churrasco de domingo.
  • Evite assuntos polêmicos e que podem gerar discussões acaloradas como preferências políticas e religiosas;
  • Não poste fotos e/ou anúncios dos seus imóveis o tempo todo;
  • Evite hashtags em excesso no Instagram;
  • Não poste fotos sem qualidade, isso transmite desleixo e falta de profissionalismo;
  • Não ignore mensagens dos seus clientes e seja ágil para responder;
  • Sempre confira se não escreveu algo com erros de português ou digitação;
  • Ao adicionar um lead ou cliente, envie uma mensagem se apresentando.  Fale sobre quem é você enquanto profissional do mercado imobiliário, estabeleça confiança e credibilidade;
  • Não seja inconveniente ou até mesmo intrusivo com as suas conexões no LinkedIn, ou amigos no Facebook. Não ofereça a oportunidade de um imóvel logo no primeiro contato;
  • A internet não é um canal para se desabafar sobre acontecimentos da empresa: Seu desabafo pode ser mal interpretado e comprometer tanto a sua carreira quanto a reputação do local onde você trabalha;
  • Cuidado ao exibir fotos, principalmente as de outras pessoas – elas podem não querer ver suas imagens na web;

Whatsapp

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O WhatsApp é o aplicativo mais baixado e um dos mais utilizados pelos brasileiros.  Você provavelmente participa de várias grupos e já deve ter atendido algum cliente utilizando esta ferramenta, devido a sua praticidade.

Se este é um canal oficial utilizado pela sua imobiliária ou se aos poucos você começou a atender através do WhatsApp e isso se tornou comum, você precisa se atentar a algumas dicas e, principalmente, não confundir o fato desta ser uma ferramenta mais “informal” com o tipo de tratamento que você oferece aos seus clientes.

  • Utilize uma foto profissional: Evite fotos muito informais com trajes de banho, em festas e baladas, com poses muito descontraídas ou segurando bebidas.
  • Linguagem: O WhatsApp permite uma linguagem um pouco mais informal, com abreviações como “vc” e “tbm”, mas evite gírias e códigos muito específicos. Mesmo utilizando o WhatsApp, lembre-se que ainda é um atendimento, e você precisa se atentar ao perfil do seu cliente e maneira como irá tratá-lo. Ou seja, se você está lidando com uma pessoa mais jovem, poderá usar mais de abreviações ou até emojis. Da mesma forma que você sempre identificou abertura com seu cliente por telefone, você fará pelo WhatsApp.
  • Horário: Tenha bom senso e defina horários para responder as mensagens e interagir com clientes. Você poderá passar uma péssima imagem se incomodar um cliente com mensagens fora horário comercial ou em finais de semana e feriados.
  • Não envie SPAMs ou vírus: Seja no e-mail, redes sociais ou WhatsApp, ninguém gosta de receber SPAM e você pode inclusive ter o WhatsApp bloqueado se utilizar dessa prática. O mesmo vale se você espalhar vírus, ou enviar links contendo vírus para outras pessoas. Alguns vírus são tão fortes que espalham sem você saber, portanto, lembre-se de instalar e rodar um bom antivírus também no seu celular.
  • Grupos: Não inclua seus clientes em grupos ou listas de transmissão sem pedir autorização. Isso é completamente antiprofissional e pode gerar um stress desnecessário.
 

Conclusão

As redes sociais podem dar uma falsa sensação de anonimato, mas a verdade é que nada fica oculto no virtual e um comentário mal pensado pode ser replicado infinitas vezes.

Demorar demais para responder uma mensagem, erros de português ou até mesmo uma postagem ofensiva sobre seu time de futebol rival podem atrapalhar suas relações com clientes. Por isso é importante dar a devida atenção sobre como você se comporta na internet.

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Matéria originalmente publicada no blog da Universal Software: http://universalsoftware.com.br/blog/etiqueta-digital-para-corretores-de-imoveis-como-se-comportar-na-web/

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