Notícias

03/05/2019 Qual o perfil dos clientes do mercado imobiliário?

Qual o perfil dos clientes do mercado imobiliário?

Conheça as características dos maiores potenciais clientes de imóveis

O sucesso na venda de imóveis está diretamente ligado ao conhecimento que se tem sobre o seu público alvo. Conhecer bem o perfil do seu cliente imobiliário vai te ajudar a captar pessoas com grande chance de compra e a estruturar um bom discurso de venda. Assim, sugerimos que você crie um avatar do seu cliente, inserindo os seus hábitos de consumo e comportamento. Dentro do marketing, esse avatar recebe o nome de persona.

Diversos fatores alteram o perfil do comprador, como o tipo do imóvel, região em que está localizado e o valor de venda. Porém, existe uma média que levanta o perfil de pessoas que mais adquiriram imóveis nos últimos tempos e que pode te ajudar a trabalhar mais com esse público, aumentando a chance de sucesso em suas vendas.

O público que mais compra imóvel atualmente tem idade média entre 30 e 40 anos e dentro dessa faixa etária, destacam os mais jovens, com idade média de 33 anos. A maioria dessas pessoas possuem alto grau de escolaridade, quase a metade ganham mais de 10 mil reais mensais, mais de 50% são pessoas solteiras e, também, mais da metade possuem pelo menos 1 filho.

Entre as características dos imóveis, a maioria dos compradores adquiriram imóveis novos e apontaram a boa localização como o fator decisivo para a compra. A busca dura em média 4 meses e, em geral, é iniciada com imóveis com área média de 72 metros quadrados, por terem como referência casas maiores, onde moravam com os pais. Após analisarem os preços, acabam optando por imóveis mais compactos, com cerca de 62 metros quadrados, para não abrir mão da localização.

A modalidade de compra mais comum continua sendo o imóvel financiado, opção de quase 90% desse grupo, que comprometem cerca de 30% da sua renda com o pagamento das prestações. Muitos querem entender os tipos de financiamento e as taxas de juros dos bancos, para em seguida escolherem a melhor opção.

Esse perfil de comprador exige que o corretor de imóveis o atenda de forma personalizada, honesta, com excelência e que supra todas as suas dúvidas sobre o mercado. Desta forma, é fundamental que o profissional seja bem qualificado e forneça todas as informações solicitadas.

 

Fonte: Exame

Newsletter