01/07/2016 Sindimóveis/MG comemora 60 anos em evento no Ouro Minas

Autoridades de todo país confirmam presença no evento que relembra a profissionalização e evolução do mercado imobiliário da capital mineira.

O Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais comemorará, em evento no Ouro Minas Palace Hotel, os 60 anos da expedição da carta sindical, no próximo dia 06 de julho (quarta-feira), às 19h30. O reconhecimento dos Sindimóveis em alguns estados brasileiros foi o marco para, em 1962, ser conquistada a regulamentação da profissão do corretor de imóveis, que hoje está entre os 3% das profissões regulamentadas no Brasil.

Durante o evento será transmitido o documentário: 60 Anos Sindimóveis/MG, que recorda a transição da Associação para Sindicato, as conquistas e a evolução do mercado imobiliário belorizontino, através de personagens que escreveram e escrevem essa história.

Autoridades confirmadas:

·         Diretoria do Sindimóveis/MG

·         Presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais - Senhor Carlos Alberto Schmitt de Azevedo

·         Presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis - Senhor João Teodoro

·         Vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis - Senhor Newton Marques Barbosa

·         Presidente da Federação Nacional de Corretores de Imóveis - Senhor Joaquim Ribeiro

·         Presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais - Cássia Ximenes

·         Presidente do Secovi MG - Ariano Cavalcanti

·         Presidente do Secovi Uberlândia - Paulo Maurício

·         Presidente do Sindimóveis/ES - Maria Elizabeth de Oliveira

A prática sindical é habilitada mediante obrigatória concessão da carta sindical, expedida pelo Poder Público. O Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais foi reconhecido pelo Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, no dia 6 de julho de 1956, após requerimento e cumprimento das formalidades exigidas pela lei da então Associação Profissional dos Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais.

Nestes 60 anos o Sindimóveis/MG expandiu e trouxe diversas melhorias para a classe. Criou o Centro de Formação Profissional Paulo César Dias de Souza, responsável pelo curso Técnico em Transações Imobiliárias - TTI; a Universidade Corporativa (Unimóveis/MG), responsável por cursos de qualificação e especialização; a Sala do corretor, um espaço com infraestrutura completa para reuniões de fechamento de negócios em Belo Horizonte e o departamento jurídico, com consultoria gratuita ao associado.

Após reinvindicações sindicais, em 19 de janeiro de 2015 foi promulgada a Lei 13.097 que altera o artigo 6o da Lei 6.530 de 12 de maio de 1978, desde então, o corretor pode se associar a uma ou mais imobiliárias mantendo sua autonomia profissional sem vínculos empregatícios e previdenciário.  Em 2016 o Sindimóveis/MG está a caminho de conquistar mais um marco: a efetivação da primeira Convenção Coletiva de Trabalho da categoria em Minas Gerais.