O começo pode ser algo pode despertar sentimentos de medo e apreensão, certo? O medo faz parte da experiência humana e é uma reação natural diante do desconhecido. No entanto, é importante lembrar que o começo também traz uma série de oportunidades e possibilidades. É um momento de crescimento e aprendizado, no qual podemos descobrir novas habilidades, conhecer pessoas e expandir nossos horizontes.
Se você está sonhando em entrar para o Mercado Imobiliário, vamos responder aqui algumas das dúvidas comuns para você iniciar sua jornada imobiliária preparado e com mais confiança!
1- O que eu preciso para me tornar um Corretor de Imóveis?
O primeiro passo é ter um registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Para isso, é necessário fazer um curso especializado e passar na prova.
Com o CRECI em mãos, você está apto a atuar legalmente como Corretor e poderá usar todas as suas habilidades para conquistar clientes.
2- Quanto ganha um Corretor?
O valor de remuneração pode variar bastante, já que depende de alguns fatores, como: modelo de trabalho (autônomo, CLT em uma imobiliária, PJ etc).
Dito isso, a remuneração também depende do tipo de trabalho exercido. Na compra e venda, por exemplo, os Corretores recebem entre 2 e 6% do valor do imóvel como comissão.
3- É melhor ser autônomo ou filiado de uma imobiliária?
A resposta para essa pergunta é bem pessoal, já que ambos possuem vantagens e desvantagens.
Para autônomos, por exemplo, as comissões acabam sendo maiores e a flexibilidade de horários também. Por outro lado, os Corretores que atuam em imobiliária desfrutam de muita infraestrutura e uma carteira de imóveis maior.
No final das contas, cabe a você analisar ambas as alternativas e entender qual mais se encaixa nos seus objetivos.
4- Como definir o meu nicho de atuação?
O nicho pode ser definido de várias formas, como por exemplo:
- Tipo de serviço que você mais gosta (compra e venda, avaliação, administração etc)
- Região de preferência
- Tipo de imóvel que você prefere trabalhar (alto padrão, popular, rural etc)
- Público alvo
- Maior demanda na sua localidade
5- Eu preciso entender de marketing?
O marketing sem dúvida é uma das partes mais importantes, especialmente para os Corretores que pretendem atuar com compra, venda ou aluguel de imóveis.
Dito isso, é importante entender o funcionamento das redes sociais e mantê-las sempre atualizadas e movimentadas, além de fazer anúncios e apostar em diversos meios de divulgação.
Outra opção é procurar por uma agência especializada em marketing imobiliário, assim você pode se dedicar exclusivamente ao financeiro.
6- Qual é a área mais lucrativa?
Existe uma grande possibilidade de lucros em todas as áreas do Mercado Imobiliário, tudo depende da demanda na sua região e a qualidade dos seus serviços.
Com isso em mente, a melhor forma de alcançar bons resultados é se especializando em diversas áreas e apresentando serviços de qualidade em todas elas. Por exemplo:
- Compra e venda de imóveis
- Gestão de imóveis de aluguel
- Despachante Imobiliário
- Avaliação de Imóveis
Pronto! Agora você já está preparado para começar com o pé direito e conquistar o seu lugar no Mercado Imobiliário!